INFORMATIVO ELETRÔNICO SEMANAL - DIA 01/02 a 07/02/21

O SINDICATO APOIANDO O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. INFORMATIVO ELETRÔNICO SEMANAL MATÉRIA DE GRANDE INTERESSE – LEIA COM ATENÇÃO “ PENSAMENTO DA SEMANA” A O SINDICATO APOIANDO O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. INFORMATIVO ELETRÔNICO SEMANAL MATÉRIA DE GRANDE INTERESSE – LEIA COM ATENÇÃO “ PENSAMENTO DA SEMANA” A

A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero

Anuidade de 2021: desconto de 5% até 28 de fevereiro

A anuidade do exercício de 2021 dos profissionais da contabilidade e das organizações contábeis já está disponível no sistema para pagamento. Os valores não sofreram reajustes em relação ao ano anterior. O profissional ou a organização que realizar o pagamento até o dia 28 de fevereiro terá direito a 5% de desconto. Os valores da anuidade do exercício de 2021 foram regulamentados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC n.º 1.605, de 26/11/2020.

Para aqueles que preferirem parcelar a anuidade, é possível dividir o seu valor integral em até 3 (três) parcelas mensais, através de boleto bancário no Conselho. Ou, se preferir, é possível parcelar em até 18 (dezoito) vezes através do cartão do crédito, utilizando a guia para pagamento à vista e com desconto. Acesse o link https://crcmg.org.br/index/anuidade e saiba mais!

A arrecadação permite que o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) cumpra suas atribuições de registrar, fiscalizar o exercício da profissão e investir na educação continuada dos profissionais da área, com foco na proteção da sociedade.

As guias para pagamento já foram enviadas pelos Correios, mas podem também ser impressas através do portal do CRCMG.

Fonte: CRC Noticias

CARNÊ-LEÃO
Programa multiexercício em ambiente web

Publicada Instrução Normativa aprovando o programa web para o Carnê-Leão

Fonte: Editora Econet Ltda

IPI
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
Definição e Sujeição ao IPI

O Regulamento do IPI traz, no seu artigo 14, a definição de estabelecimento comercial atacadista e varejista, para fins da incidência deste imposto. Os estabelecimentos comerciais poderão ser equiparados a indústrias nas hipóteses previstas a partir do artigo 9°. Equiparando-se a indústrias, as operações estão sujeitas à incidência do IPI.
SIMPLES NACIONAL

Comitê Gestor do Simples Nacional aprova Resolução CGSN nº 157/2021

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, em reunião virtual concluída na tarde de quinta, a Resolução CGSN nº 157, de 29 de janeiro de 2021, que prorroga o vencimento dos tributos apurados no Simples Nacional, incluído o Simei, relativos ao período de apuração (PA) Janeiro/2021. A data de vencimento, originalmente prevista para 20/02/2021, fica prorrogada para 26/02/2021.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

DCTFWeb
Cronograma de Obrigatoriedade

Publicada norma que estabelece novo cronograma de obrigatoriedade de entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Fonte: Editora Econet Ltda

01/02/2021 a 07/02/2021
Obrigação : INSS - GPS - Fixação no Quadro de Horário.
ICMS MG: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Importador; Arquivo Magnético (SCANC) - Transportador Revendedor Retalhista (TRR).

ICMS MG: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Contribuinte que Tiver Recebido o Combustível de Outro Contribuinte Substituído, exceto TRR; Arquivo Magnético (SCANC) - Gás Liquefeito Derivado de Gás Natural (GLGN); Arquivo Magnético (SCANC) - Importador; Obrigação : ICMS - Antecipação - Simples Nacional; ICMS - Combustíveis e Lubrificantes; ICMS - Diferencial de alíquotas - Simples Nacional; ICMS - Energia Elétrica; ICMS - Gás Canalizado; ICMS - Indústria de Bebidas; ICMS - Indústria do Fumo; ICMS - Produtor Rural; ICMS - Telefonia; ICMS Farinha de Trigo - Simples Nacional; ICMS ST - Simples Nacional.
Obrigação : IOF - Crédito; IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte.
ICMS MG: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Contribuinte que Tiver Recebido o Combustível de Outro Contribuinte Substituído, exceto TRR; Arquivo Magnético (SCANC) - Gás Liquefeito Derivado de Gás Natural (GLGN); Arquivo Magnético (SCANC) - Importador.
ICMS MG: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Contribuinte que tiver Recebido o Combustível exclusivamente de Contribuinte Substituto; Arquivo Magnético (SCANC) - Gás Liquefeito Derivado de Gás Natural (GLGN); Arquivo Magnético (SCANC) - Importador; DAPI 1 - Bebida; DAPI 1 - Bebida; DAPI 1 - Combustíveis; DAPI 1 - Fumo; DAPI 1 - Lubrificantes; DAPI 1- Comunicação.
Obrigação : CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; Obrigação : FGTS - Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço; Obrigação : GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social; Obrigação : Salários; Simples Doméstico.
ICMS MG: Obrigação : - ICMS Serviços de Comunicação; ICMS - Bebidas; ICMS - Café Cru em Grão; ICMS - Estabelecimentos atacadistas de combustíveis; ICMS - Estabelecimentos atacadistas de lubrificantes; ICMS - Fumo; ICMS - Substâncias Fósseis; ICMS - Substâncias Minerais.
Municipal Belo Horizonte: Obrigação : DES-IF - Módulo Informações Comuns ao Município; Obrigação : ISS - Contribuintes em Geral.
Nenhuma obrigação nesta data

BDMG